Cidades do sul da Bahia já enfrentam os impactos e as consequências da frente fria prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o estado. Em Maraú, famílias ficaram desalojadas. Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália também registraram alagamentos e deslizamentos de encostas na quarta-feira (30).
De acordo com a apuração da TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, até às 9h da manhã desta quinta-feira (1º), a Defesa Civil de Santa Cruz Cabrália registrava 44 pessoas que foram levadas para abrigos municipais.
Entre as localidades alagadas no município estão ruas de Guaiú, Santo André, Capitão Luis de Matos, Nova Cabrália e Coroa Vermelha.
A prefeitura de Santa Cruz Cabrália informou que tem equipes desobstruindo vias, montando abrigos de emergência, trabalhando no escoamento de áreas alagadas, no acolhimento aos desalojados e monitoramento de áreas de risco.
O cenário de chuva poderá se estender, pelo menos, até sábado (3), de acordo com o Inmet. O órgão destaca ainda que o volume de chuvas poderá chegar aos 100 mm em 24h em algumas localidades do estado.
O tempo fechado prejudicou ainda os planos de diversos viajantes no Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus. O primeiro voo do dia, operado pela Latam, não conseguiu pousar e precisou voltar para Salvador.
Cerca de 40 minutos depois, um segundo voo arremeteu. Mas, dessa vez, a aeronave da companhia Azul conseguiu pousar após a manobra de segurança.